top of page

Lágrima ácida: como evitar

Seu patudinho tem lágrima ácida? A manchinha escura e avermelhada ao redor dos olhos dele te incomoda? Se a resposta for sim, saiba que não é apenas uma questão visual, mas sim, uma questão de saúde.


A lágrima ácida é geralmente causada por um problema de lacrimação excessiva chamado “epiphoria” ou “epiphora” e é bem comum em raças como Maltês, Shih Tzu, Lhasa Apso, e Poodle.


Os sinais mais comuns são:

· Coloração marrom-avermelhada do pelo e da pele embaixo dos olhos;

· Odor não muito agradável;

· Irritação e infecção da pele;

· Umidade abaixo dos olhos.


As causas mais comuns são:

· Pálpebra invertida;

· Infecção nos olhos;

· Cílios encravados;

· Pequena abertura do canal lacrimal;

· Glândula lacrimal grande;

· Infecção na orelha;

· Glaucoma ou outra doença ocular;

· Síndrome braquicefálica.


Como prevenir e tratar a lágrima ácida?


A lágrima dos pets tem porfirinas, substâncias que contêm ferro resultante da quebra dos glóbulos vermelhos do sangue. A produção e a secreção de porfirinas têm influência genética, ambiental, alimentar e podem ser decorrentes de algum problema de saúde.


Muitos tutores recorrem a medicamentos quando querem evitar a lágrima ácida. Mas um procedimento eficiente e que foi evidenciado por estudos científicos da USP é o uso de alimentação natural.


Os estudos apontam que, quanto menos processamento, suplementos sintéticos, corantes e conservantes, melhor. Dê preferência a uma alimentação natural de verdade sem petiscos industrializados cheios de milho, trigo, conservantes e outras coisas indigestas que o corpo do cachorro terá que trabalhar dobrado para processar. Quanto menos trabalho para os órgãos de desintoxicação mais fácil de expelir as toxinas que causam problemas de saúde.


É importante também dar água sempre potável e fresca para seu pet. Nunca dê água da torneira, que pode conter impurezas, metais pesados, bactérias, excesso de cloro e flúor (altamente tóxicos para cães e gatos) e excesso de minerais como ferro que ajudam na formação das porfirinas.

O uso de probióticos ajuda a aumentar a saúde intestinal do seu cachorro. Introduza na dieta do seu melhor amigo probióticos naturais como iogurte natural sem açúcar. A administração de psyllium também ajuda no bom funcionamento do intestino, além de auxiliar no controle de triglicérides e colesterol, ajudar na redução de absorção de gordura e açúcar pelo organismo, sendo eficiente também no tratamento para perda de peso.


Enfim, esteja sempre atento ao que seu pet ingere. Ofereça alimentos frescos de origem conhecida. Procure evitar alimentos processados como rações que contêm pouquíssimo teor de umidade, o que influencia diretamente na saúde intestinal de seu patudinho. Manter uma boa alimentação é fundamental não só para a saúde dos humanos, mas para os pets também.


A Wow Pets Food prepara suas refeições com todo cuidado, com ingredientes frescos e selecionados, sem adição alguma de corantes ou conservantes. Todas as nossas dietas são suplementadas. Levamos mais sabor e qualidade de vida para seu melhor amigo através da Alimentação Natural. Afinal, sabemos o quão importante ele é para você.

2.164 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page